sexta-feira, 16 de março de 2012

Almoço Urgente


Ontem meu filho caçula não estava bem, levei ele ao PS logo pela manhã e fui atendida relativamente rápido (em 1 hora já estava no ônibus voltando para casa), mas cheguei em casa “daquele jeito”, com muito calor, dor de cabeça por andar no sol, cansada e em cima da hora para o almoço e o pior AINDA TINHA QUE DECIDIR O QUE FAZER DE ALMOÇO !
Foi terrível uma preguiça me acometeu, eu não sabia o que fazer e tinha duas crianças para comer. De repente uma idéia “iluminada” me surgiu, ESCONDIDINHO DE CARNE MOÍDA. Fica divino, é uma refeição completa, suja pouca coisa, e esta pronto em 40/50 minutos.

Vamos à receita.

Algumas batatas, mandiocas ou mandioquinhas;
  • (eu fiz com 4 batatas grandes e 3 mandioquinhas junto.

Arroz de ontem;

Mais ou menos 400 gramas de carne moída, refogada e temperada.
  • Pode acrescentar na carne ervilha, milho, ovos cozidos, azeitonas, pimentão, abóbora, o que quiser mesmo;

Queijo ralado para polvilhar em cima é bem legal;

Se tiver em casa requeijão, mussarela também é muito válido.

MODO DE FAZER – Cozinhar as batatas até ficarem bem macias, depois amassar com garfo ou espremedor . Numa panela derreta 2 colheres (das de sopa) de margarina (ou pode ser azeite, ou óleo) e jogue esse purê acrescente ½ xícara de leite e misture ate ficar uma massa bem homogênea e não muito dura mesmo, ele fica cremoso.
               Numa frigideira, refogue cebola, alho, se quiser acrescente os tomates picados, os pimentões picados e depois a carne, vai refogando e quando a carne soltar bastante água acrescente os pedaços de abóbora  e vai mexendo ate a abóbora cozinhar toda e e a mistura ficar toda integrada com a carne. Quando tiver quase seca toda a água a carne quase pronta, coloca sal, e outros temperos a seu gosto como salsa e orégano .
        * Se quiser por azeitona, ervilha, milho ou ovo coloque só no final quando desligar.

Depois é só montar:
                     1º A carne refogada;
                     2º Uma camada com o arroz;
                     3º Se for colocar mussarela ou requeijão é agora se não for colocar vai direto para a próxima;
                      O purê de batatas e por cima salpique o queijo ralado.



Leve no forno por uns 15 minutos e é só servir. 

Essas fotos eu já tinha em casa de outra vez que eu fiz, ontem não consegui fotografar nada. 




Recém saído do forno.




Esse foi feito de carne com ervilhas e eu tinha menos arroz em casa e o purê é de mandioca com mandioquinha.









Esse foi feito de carne com abóbora, e eu tinha mais arroz na geladeira, mas só tinha batatas comuns











Nenhum comentário:

Postar um comentário