quarta-feira, 14 de março de 2012

Pão “velho” - Pudim de pão


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
“Pudim de pão é uma sobremesa popular das cozinhas britânicaporto-riquenhamexicanabelga, francesa e do sul dos Estados Unidos.”

Só podia mesmo ser uma sobremesa popular, pois quer algo mais fácil, simples e barato que um pudim de pão ?
Bom na minha casa eu não tenho coragem de jogar fora os pães “velhos” e endurecidos, sempre guardo eles em sacos de pão (aqueles de papel – no plastico cria mofo)  bem fechados e num armário, seco e sem odores fortes. Deixo juntar alguns pães e resolvo o que fazer, farinha de rosca, rabanada, pudim, bolinho de carne, rocambole de carne, tem várias receitas que entra um pãozinho "velho" na receita.
Acho que eu não tenho coragem de joga-los fora porque cresci com minha mãe e minha vó, e elas nunca jogariam um pãozinho fora  A minha vozinha cortava os pãezinhos “velhos” em fatias, arrumava em uma assadeira, temperava com sal e orégano, regava azeite e levava no forno, quando nós, os netos, chegavam da praia, o pãozinho “velho” estava lá quentinho gostosinho e temperadinho para comermos enquanto esperávamos na fila do banho. Ou então ela fazia uma mistura do pão, com leite, ovo, farinha, sal e salsa, fazia bolinhas com a mistura, empanava com ovo e farinha de rosca e fritava, era delicioso o bolinho de pão dela. A minhã mãe não faz quase nada com o pão (ela manda a Giseli fazer), mas lembro quando criança que ela fazia pudim de pão, mas ela gosta do pudim com pedaços, então ela amassava o pão com um garfo, depois de amolecido com leite, e fazia uma massa bem mais simples que essa receita que quero passar e todo mundo lá em casa adorava, minha mãe também incrementa esse pudim com passas ou frutinhas cristalizadas, coisa que eu não posso fazer pois o Marido não come.
Concluindo ter um pãozinho “velho” em casa é ótimo, é só saber armazenar e onde usar.

Vamos à receita:
         Peguei essa receita ontem, na atualização de uma comunidade no orkut, como eu tinha todos os ingredientes em casa eu fiz, acho que ela ficaria deliciosa também se acrescentar na massa, raspas de limão, ou de laranja, essências , acho que ficaria melhor ainda.

PUDIM DE PÃO COM LEITE CONDENSADO

Para a calda - 2 xícaras (chá) de açúcar 
MODO DE FAZER - Coloque o açúcar na forma de pudim (forma de buraco no meio com mais ou menos 25 cm de diâmetro), leve na boca do forno e com ajuda de uma luva de silicone e uma colher de pau mexa o açúcar ate ele derreter. Ao ficar dourado, coloque meia xícara (chá) de água fervente e mexa até ferver e dissolver os torrões de açúcar. Eu preparo essa calda direto na forma, tem quem prepare numa panela e depois transfira, eu acho desnecessário, mas se você preferir assim fica à seu critério. A calda deve ficar como  caramelo.


Ingredientes:
3 pãezinhos franceses “velhos” sem casca
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 medida (da lata) de leite em temperatura ambiente
1 caixinha de creme de leite
MODO DE FAZER - Bata no liquidificador todos os ingredientes, em seguida despeje sobre a forma caramelizada, cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno médio (180º C), pré-aquecido, em banho-maria por aproximadamente 1 hora e meia. Desenforme, espere esfriar e leve à geladeira. Sirva gelado.
Receita de Rosiane – MundoSabor

3 comentários:

  1. Já estou sabendo que vou provar um pedacinho!!!! Ebaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh sogrinha mandei uma pedacinho para você claro.... =) Depois você me conta se ficou bom ou se faltou alguma coisa, porque eu não provei....rsrs

      Excluir
  2. Huuum, adorei ver aqui a receita do pudim de pão ,Paty.Lindo o seu blog, desculpa a demora em responder, agora estou mais no facebook, mas não esqueço o orkut, e só hoje vi as suas fotos na comunidade Mundo do Sabor.

    Beijoos

    ResponderExcluir