segunda-feira, 9 de abril de 2012

FOCACCIA ITALIANA


Bom eu adoro fazer pão, todo tipo de pão. Reparei hoje que ainda não postei nenhuma receita de pão aqui, estou espantada com isso, vou tentar recuperar o tempo perdido e postar 1 receita de pão por dia essa semana, vamos ver se consigo.
Começo hoje com a FOCACCIA, uma receita italiana e super simples, minha mãe sempre fazia essa receita e eu também adoro.

Vamos a receita:

FOCACCIA ITALIANA

INGREDIENTES:
  • 2 xic. (chá) de água morna
  • 6 xic. (chá) de farinha de trigo
  • ½ xic. (chá) de óleo
  • 1 pacote de fermento granulado
  • Sal - Azeite - Molho de tomate – Orégano


MODO DE FAZER:
Numa tigela ou bacia grande, colocar 3 das xícaras de farinha, acrescentar o fermento e depois a água com o óleo , sal a gosto e aos poucos ir acrescentando as outras 3 xícaras de farinha, ate a massa ficar lisa e desgrudar das mãos. Pode não ser necessário usar toda a farinha.

Deixe descansar por 1 hora aproximadamente, sova mais um pouco e descansa mais ½ hora.

Unte uma forma grande com azeite e salpique sal na forma, estica a massa com a mãos ate forrar a forma toda, dê uns beliscões na massa para formar alguns “buraquinhos” salpique sal por cima, passe o molho de tomate, regue com azeite e salpique orégano. Leve para assar por +/- 1 hora em forno médio ou ate ficar dourada e soltando nas laterais.

Para incrementar a receita você pode colocar por cima, mussarela ralada no ralo grosso, fatias finas de tomate, alecrim. A massa fica muito macia e bem deliciosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário